4.2.07


ACUPUNTURA E MOXA
* * *
Reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um método de tratamento complementar, a Acupuntura é uma terapia que utiliza um método de estimulação neurológica atuando sobre neurotransmissores, neuromoduladores e reação do sistema imunitário (pró e anti-inflamatória).


O nome Acupuntura é uma adaptação feita na Europa sobre os termos chineses Zhen Jiu, que foram associadas às palavras latinas Acum (agulha) e Punctum (picada ou punção).

Entretanto a tradução mais literal e correta sobre o termo chinês seria Zhen (agulha) e Jiu (moxa).

Moxa ou mogusa (termos de origem japonesa) é preparada com as folhas secas da planta Artemisia sinensis e utilizada na moxibustão. A queima da moxa sobre a pele pode trazer resultados sobre a energia nos meridianos da mesma forma que a agulha faz.

Uma tradução inapropriada causa a impressão de que o terapeuta só utiliza as agulhas, a forma mais comum adotada nesta terapia. Na verdade, os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de energia.

Também baseada na medicina tradicional chinesa, a acupuntura busca o equilíbrio energético do Yin e do Yang, tratando o corpo humano em influências tais como alimentar, comportamental, entre outras.
A energia deve percorrer os meridianos. A falta desta energia ou o seu excesso podem ser reequilibrados por meio da manipulação de determinados pontos dos meridianos.

Cada vez mais, a acupuntura ganha espaço inclusive nos hospitais e clínicas médicas como forma terapêutica complementar no tratamento da dor e nas disfunções do sistema nervoso com resultados comprovados.




* * *

Nenhum comentário: