5.2.07

SHIATSU

Considerado uma acupuntura sem agulhas, por trabalhar as mesmas áreas e pontos do corpo, o Shiatsu é uma terapia oriental de reequilíbrio físico e energético.

Esta técnica milenar de massagem japonesa tem um caráter preventivo de doenças embora seu maior uso seja para o processo curativo.

Muito mais que uma “massagem” oriental, o Shiatsu trata-se de uma terapia completa que possibilita a consciência e a interação do corpo, mente e emoção.

Shiatsu é uma palavra de origem japonesa que significa pressão ("Atsu") com os dedos ("Shi"). O procedimento desta técnica é apenas por meio da pressão dos polegares, dedos e palma das mãos em determinados pontos do corpo humano, sem o uso de qualquer instrumento específico. Desta forma esta terapia promove e mantém a saúde e trata de doenças específicas.

Muitos são os benefícios do Shiatsu para o organismo, onde se destacam:

- Flexibilidade da pele e do sistema muscular

- Melhora do sistema circulatório

- Ajuda na recuperação do equilíbrio do sistema ósseo

- Facilita as funções do sistema digestivo

- Melhora o controle do sistema endócrino

- Regula as funções do sistema nervoso

O Shiatsu alivia dores no corpo e trata os distúrbios orgânicos, entretanto seu potencial está também em trazer a consciência do próprio "corpo" ao paciente, não se tratando apenas do corpo físico. O paciente pode também armazenar emoções e sentimentos que são refletidos beneficamente no estado emocional.

A ênfase do tratamento é dada à saúde e não à doença, pois procurar normalizar a energia vital do paciente criando as condições necessárias para eliminar, pelos seus próprios meios, as enfermidades do corpo.

Desta forma os terapeutas atuam nos meridianos focando o reequilíbrio energético, chamados pontos de pressão.

Uma grande linha de energia que percorre o corpo humano da cabeça aos pés representa os meridianos e formam uma trilha que pode ser estudada e utilizada de forma sistemática.
Essa linha é dividida em 12 partes, sendo cada uma delas o meridiano relacionado com funções orgânicas específicas e algumas características psicológicas ou emocionais. A maioria dos meridianos possui o nome do órgão que se destaque dentro das funções a eles ligadas. Entretanto isso não significa que o meridiano seja ou represente o órgão.

Os 12 meridianos (pares) do sistema básico são os seguintes:

1) Pulmões
2) Mestre do Coração / Pericárdio / Circulação-Sexo
3) Coração
4) Intestino Delgado
5) Triplo-Aquecedor
6) Intestino Grosso
7) Baço-Pâncreas
8) Fígado
9) Rins
10) Bexiga
11) Vesícula Biliar
12) Estômago

O Shiatsu é altamente recomendado contra problemas de coluna, estresse, insônia. Também é eficiente contra problemas de deficiência funcional de órgãos, tais como problemas de rim, com evacuação ou uma queimação de estômago. Inclui-se ainda problemas psicossomáticos como depressão, baixa auto-estima, etc.

Por outro lado, o Shiatsu não é recomendado para febres, infecções, doenças contagiosas, fraturas, varizes ou câncer sem tratamento.


Para as gestantes, deve ser usado de forma criteriosa nos primeiros três meses da gestação, uma vez que há pontos de pressão contra-indicados.



* * *

Nenhum comentário: