3.2.07

DRENAGEM LINFÁTICA

O principal objetivo da Drenagem Linfática é esvaziar os líquidos exsudados e os resíduos metabólicos por manobras nas vias linfáticas. Estes líquidos gerados entre os tecidos (interstício) são devolvidos ao sangue por meio da circulação linfática ligada à circulação sanguínea e aos líquidos teciduais.

Diferentemente das terapias orientais, a drenagem linfática trata-se de uma técnica de massagem desenvolvida por um terapeuta dinamarquês chamado Vodder, na década de 1930, visando tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores.

O método de Vodder foi desenvolvido e se tornou cada vez mais popular devido aos seus efeitos muito eficazes. A drenagem linfática é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos.

A massagem permite que os líquidos entre os tecidos sejam devolvidos ao sangue através da circulação linfática, por meio de movimentos circulares ou espiralado de forma suave e precisa.
Desta forma, permite também estimular a regeneração dos tecidos no tratamento de celulite alcançado por meio da eliminação de líquidos.

Ao estimular a produção de linfócitos na zona cortical dos gânglios linfáticos, a drenagem linfática também auxilia o sistema imunológico, melhorando a defesa e ação antiinflamatória, permite melhor oxigenação, mais eficácia nos processos de cicatrização e elevação do potencial reparador.

Além dos diversos benefícios proporcionados, a drenagem linfática tem ainda ação relaxante e tranqüilizante.
* * *

Nenhum comentário: